Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Forças israelitas matam 28 palestinianos na Faixa de Gaza

MÉDIO ORIENTE
Rruters
14 de Maio de 2018, 10:39 actualizada às 13:19 

Mais de 900 manifestantes da Marcha do Retorno ficaram feridos. 
Já morreram mais de 70 pessoas desde que começaram estes protestos, há seis semanas.

As forças israelitas mataram pelo menos 28 palestinianos, esta segunda-feira, durante os protestos que decorrem ao longo da fronteira da Faixa de Gaza com Israel, segundo informam fontes dos serviços de saúde palestinianos. 

A morte destes manifestantes eleva para 73 o número de palestinianos mortos por disparos israelitas desde o início da Marcha do Retorno, iniciada a 30 de Março, e que terminará amanhã, assinalando a expulsão dos palestinianos da suas antigas terras, em 1948, para a criação do Estado de Israel, há 70 anos.

"Hoje é o grande dia em que vamos atravessar a cerca [de segurança] e dizer a Israel e ao mundo que não vamos aceitar para sempre a ocupação", disse à Reuters o professor de ciências de Gaza Ali, que não aceitou dizer o seu último nome. 

Os serviços de saúde palestinianos avançam ainda que há a registar mais de 900 feridos nos protestes desta segunda-feira, sendo que 450 destes foram baleados.

Israel justifica o recurso a munições reais (ao invés de balas de borracha, por exemplo) com a necessidade de prevenir a violação da fronteira. 
Esta segunda-feira foram já feridos 28 manifestantes palestinianos.

Os incidentes desta segunda-feira acontecem ainda no mesmo dia em que os EUA inauguram a sua embaixada em Jerusalém, perante protestos da generalidade da comunidade internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário